Por vivermos em um país com uma carga tributária alta e complexa, é comum aos brasileiros relacionar a contabilidade às questões tributárias.
O que muitos não sabem é que o papel da contabilidade no mundo empresarial vai muito além disto. Uma boa assessoria contábil pode ajudar na prosperidade do seu negócio e do seu patrimônio. A seguir, listamos 5 motivos para você conversar com um contador.
1) Controle do negócio: A contabilidade pode trazer clareza aos gestores quanto ao sucesso do empreendimento, controlando o uso (despesas) e a entrada (receitas) dos recursos para apuração do resultado do negócio (lucro ou prejuízo). Por exemplo, ao final de um período, os controles contábeis podem informar os produtos e serviços mais lucrativos e que precisam ser incentivados, onde os recursos estão sendo consumidos e quais são as principais fontes de desperdícios (ex. perdas e retrabalho), e avaliar o resultado financeiro e econômico das decisões que foram tomados pelos gestores à frente do negócio. Afinal, ter controles efetivos permite diagnosticar problemas, tomar decisões mais assertivas, planejar o negócio e estabelecer objetivos e metas que motivam e direcionam a sua equipe de trabalho.
2) Determinação da estratégia empresarial: A estratégia do negócio se refere a forma como o negócio espera ter sucesso e se diferenciar dos principais concorrentes. Normalmente, as empresas buscam sucesso oferecendo produtos ou serviços aos clientes que são únicos, inovadores e que proporcionam uma experiência agradável ou oferecendo produtos ou serviços eficientes à um custo baixo e acessível. As informações contábeis podem lhe ajudar a determinar a melhor estratégia para o seu negócio, avaliando às expectativas do negócio, os investimentos que são necessários para sustentar a estratégia escolhidas, e controlando o retorno destes investimentos. Por exemplo, se você estiver com planos de expansão do portfólio de produtos ou serviços ou está pensando em abrir novas unidades, procure um contador para avaliar a viabilidade e te munir de informações para que sua decisão de investimento seja a mais assertiva possível.
3 – Captação de Recursos junto a Instituições financeiras: Com o advento de mecanismos como o “open banking” (ou banco aberto) criado pelo Banco Central do Brasil (BACEN), negociar captações de recursos com qualquer instituição financeira pode fica mais barato. A busca por financiamento pode ser crucial para você tirar do papel oportunidades valiosas e rentáveis. No entanto, é preciso cuidar para que a escolha da fonte de financiamento seja adequada em relação aos investimentos que você pretende realizar. Nesse processo, o contador pode ser peça fundamental para encontrar boas opções com juros atrativos e com parcelas que não comprometam a saúde financeira da empresa.
4 – Melhoria no processo de compras: Para uma pessoa jurídica, o custo de um produto não é simplesmente o valor pago para adquiri-lo. Outros fatores impactam o custo e devem ser levados em consideração no momento da compra: o tipo de frete; o seguro e, principalmente, os custos tributários. Tratar esses assuntos com o Contador, pode revelar vantagens para sua empresa, tanto na aquisição de matéria-prima, quanto de máquinas e equipamentos.
5 – Gestão tributária: Não poderíamos deixar de fora a vitrine mais conhecida da contabilidade que é a gestão tributária. Realizar uma gestão de impostos é fator relevante para manter a “saúde” do seu negócio em dia, considerando que esses custos podem chegar a 37% do valor de custo uma mercadoria (IBPT). Fazer essa gestão não é, simplesmente, escolher o regime tributário (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional). Envolve compreender como funcionam os processos produtivos e organizacionais para verificar se na legislação tributária existe alguma oportunidade ou benefício fiscal para as atividades exercidas, com foco em reduzir, de forma legal e ética, o pagamento dos tributos.
Por isso, eleja um Contador de sua confiança e mantenha contato com esse profissional para alcançar voos ainda mais altos em seu empreendimento.